Recomendações para a Utilização de Ecrãs e Tecnologia Digital em Idade Pediátrica
DOI:
https://doi.org/10.46531/sinapse/GU/163/2025Palavras-chave:
Adolescente, Criança, Desenvolvimento da Criança, Computadores, Factores de Tempo, Tecnologia Digital, Tempo de EcrãResumo
Face à evidência científica atualmente disponível sobre o impacto negativo do uso indevido de ecrãs e tecnologia digital na saúde de crianças e adolescentes, os membros da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria (SPNP) propõem um conjunto de recomendações baseadas na evidência, adaptadas à realidade nacional e dirigidas a pais, educadores e sociedade civil. Para cada uma das etapas do neurodesenvolvimento, são indicados limites de tempo de ecrã e fornecidas orientações quanto aos conteúdos e contextos de utilização, promovendo uma vida mais saudável no mundo digital. Estas recomendações são também importantes para suportar as indicações dadas em consultas médicas de crianças e adolescentes.
Downloads
Referências
Reid Chassiakos Y, Radesky J, Christakis D, et al. AAP Council on Communications and Media. Children and Adolescents and digital media. Pediatrics 2016; 138(5):e20162593.
Madigan S, Browne D, Racine N, Mori C, Tough S. Association Between Screen Time and Children’s Performance on a Developmental Screening Test. JAMA Pediatr 2019;173(3):244–250. doi:10.1001/jamapediatrics.2018.5056.
Christakis, D. A. Interactive media use at younger than the age of 2 years: Time to rethink the American Academy of Pediatrics guideline? JAMA Pediatr 2019, 173(5), 399-400.
Ponti M. Screen time and preschool children: Promoting health and development in a digital world. Canadian Pediatric Society. Digital Health Task Force. Paediatrics & Child Health 2023, 28, 184–192.
Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of age. Geneva: World Health Organization; 2019. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.
McDaniel BT, Radesky JS. Technoference: Parent Distraction with Technology and Associations with Child Behavior Problems. Child Dev. 2018 January ; 89(1): 100–109.
Twenge, J. M., & Campbell, W. K. Associations between screen time and lower psychological well-being among children and adolescents: Evidence from a population-based study. Preventive Medicine Reports 2018, 12, 271-283..
Tremblay, M. S., et al. Systematic review of sedentary behaviour and health indicators in school-aged children and youth. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity 2011, 8, 98.
Sheppard, A. L., & Wolffsohn, J. S. "Digital eye strain: prevalence, measurement and amelioration." BMJ Open Ophthalmology 2018, 3(1), e000146.
Bozzola E, Spina G, Agostiniani E et al. The use of social media in children and adolescents: scoping review on potential risks. Int J Environ Res Public Health 2022; 19, 9960.
Physical activity and exercise guidelines for all Australians; acessível em: https://www.health.gov.au/topics/physical-activity-and-exercise/physical-activity-and-exercise-guidelines-for-all-australians?utm_source=health.gov.au
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Mafalda Sampaio, Tiago Proença dos Santos

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.